Tipo Vocal: Naturalmente um alto mas comercialmente é classificada como uma soubrette (versão mais discreta de soprano).
Alcance Vocal: 2 oitavas e 2 notas A5: “Blur” – E3: “Toxic” G5: "Britney Sings Opera" (Chaotic)
Força Vocal: Apesar da falta de técnica vocal e potência, ela pode disfarçar isso com ritmo e com sua habilidade de cantar qualquer parte que uma canção requer. Spears não é uma CANTORA, avaliada por um ponto de vista clássico/literal do que essa palavra quer dizer (APESAR DE ELA CANTAR NO INICIO DA SUA CARREIRA). Ela é uma intérprete/actriz vocal, capaz de transformar o seu timbre fraco, porém icónico em algo único. Não importa se ela soa como um bebé, com os gemidos de uma rapariga, ou aos soluços -- a sua vo< é dinamicamente diferente em cada canção, ainda que todas soem como Britney. É o seu timbre e sua distinta enunciação que faz de Britney uma legitima e talentosa Pop Star--- Ela diz "baby" em "Unusual You" como se tivesse posto um "h" na palavra, e ficou óptimo. Simplesmente ponha Spears para ajustar e distorcer a sua voz em muitas formas diferentes, porque ela é sem duvidas uma musa da produção (vocal).
Fraqueza Vocal: Anos a fumar , utilizando-se de técnicas incorrectas, falta de prática vocal e respiração insuficiente fez de Spears uma das vocalistas mais pobres da sua geração. Com notável potência vocal no inicio da sua carreira, a Jive optou por um timbre nasal ouvido em Baby One More Time (a unica do CD que apresenta o tipo de técnica ainda usada hoje em dia por Britney). A partir do seu 4º álbum de estúdio a potência vocal de Britney claramente diminuiu, e os seus "beltings" (voz diafragmática) pararam ao mesmo tempo, apoiando-se cegamente em técnicas de pós-produção como auto tune, por exemplo. Um infeliz acontecimento que impediu Spears de crescer ou de se desenvolver vocalmente. O co-produtor executivo de Femme Fetale, Max Martin, comentou "quando nós fazemos música, nós gostamos do toque nasal. Com os Nsync e os BSB nós tivémos que trabalhar com algo mais semi nasal, mas quando Britney fez o mesmo, ela conseguiu essa incrível voz ríspida/rouca e sexy!".
Recomendado para : “Luv the Hurt Away”, “Don't Hang Up”, "I Run Away" e “Baby Boy (demo)”
Classificação Geral: C
Nenhum comentário:
Postar um comentário